quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Estudo Bíblico "Aprendendo a confiar em DEUS" - Daniel (Fortaleza-CE)

Caros ouvintes e leitores da Palavra de Deus.
O irmão Daniel Ferreira Bortolucci, residente em Fortaleza-CE (em breve estaremos lá participando do retiro), enviou um estudo tremento que o Espírito Santo revelou.

A Paz do Senhor meu irmão!!!


TEMA: Aprendendo a confiar em DEUS


Referencia: EXÔDO 13 - 21:22


" E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite."


Quem sabe irmãos, a tempos você está orando por uma causa; quem sabe a tempos você tem lutado, jejuando e clamando por uma vitória e ela não vem. Quem sabe você está se sentindo fraco (a) e tem deixado o diabo lançar setas na sua mente dizendo que o Senhor te abandonou, que o Senhor virou as costas para você. Irmãos, a Bíblia diz que o povo de Israel estava no Egito, sendo escravizado; o povo de Deus, o povo santo, que Deus escolheu, estava sofrendo. Israel padeceu em terra estranha por aproximadamente 430 anos. Gerações nasceram, gerações morreram no Egito, vivendo sob o domínio de Faraó e seus exércitos... não conheceram a liberdade. Irmãos amados, durante muito tempo conheci o Egito... assim como o povo de Deus no passado, eu também fui escravizado... O Egito espiritual é o mundo; no mundo você é escravizado pelo pecado, pelas concupiscencias da carne. Eramos ovelhas perdidas, viviamos sem Pastor, sem rumo, sem direção, segundo nossas próprias vontades. Mas um dia, assim como o Senhor Todo Poderoso levantou Moisés para tirar seu povo da escravidão, o Senhor levantou um homem na minha vida e me fez conhecer a luz. E na sua vida não foi diferente, eu não sei quem o Senhor levantou para te tirar do Egito, mas saiba de uma coisa amados, se Deus fez isso, é por que tem propositos de salvação para você. Deus te ama. Fomos comprados por bom preço. Não pertencemos a nós mesmos, somos de Deus. O Senhor Jesus Cristo nos comprou com preço de sangue, sangue puro, santo... Glória a Deus.
Quero te dizer meus amados irmãos que, assim como no passado o Senhor ia adiante do seu povo, assim é hoje conosco. Hebreus 13:8 a Palavra do Senhor diz: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente." O Senhor não muda... O que o Senhor fez no passado, Ele, pelas infinitas misericórdias, continua fazendo em nossas vidas... Quando a Palavra diz que o Senhor ia adiante deles, significa PROTEÇÃO, Deus tem protegido você. Quero te dizer que deserto não temos referencia... tudo parece igual, é lugar fácil de se perder, mas Israel estava sendo guiado por Deus, O Senhor os guiava dia e noite e foi assim por 40 anos. O Senhor também tem nos guiado no deserto da vida. Se não fosse assim, a muito tempo teriamos padecido. o Senhor tem nos ajudado, nos guardado, com todo carinho e proteção.
Quando Israel saiu do Egito, a Palavra nos diz que o Senhor mandou Moisés armar acampamento junto ao mar vermelho... eram mais de 600 mil vidas, entre homens, mulheres e crianças... Lembro que o povo de Deus viu tudo o que havia acontecido no Egito... quão grandes sinais o Senhor operou naquele lugar... As sete pragas foram vistas por todo o Israel, todas aquelas vidas viram com seus proprios olhos os sinais, as maravilhas e prodigios do Senhor... mas irmãos, infelizmente, o povo é assim..se esquece com facilidade do que Deus faz... quando o povo de Israel estava acampado junto ao mar vermelho, o proprio Senhor endureceu o coração de faraó e este, reuniu seus exercitos, com carros e cavalos e foram atras de Israel... A Bíblia relata que quando farao alcançou o povo de Deus, Israel temeu muito; então veio as murmurações (observe Ex 14-11) "E disseram a Moisés: "Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto, pois que melhor nos fora servir aos Egípcios do que morrermos no deserto." O povo se esqueceu do que Deus fez no Egito... não confiaram no Senhor... Irmãos, muitas vezes na nossa vida, o Senhor permite que ocorra certas situações para entendermos que somos totalmente dependentes de Deus... Israel estava cercado, na frente o mar vermelho e atrás todo o exército de faraó... eles estavam na dependencia do Senhor... quem sabe você esteja passando por algo parecido.... quem sabe você esteja cercado... as lutas são grandes e tudo que pudia fazer foi feito mas nada adiantou... tem crente que quer passar na frente de Deus... e quero te dizer que muitas vezes Deus permite, por que o Senhor nos deu o livre arbítrio. Então quebramos a cara e vem o arrependimento de termos tomado decisões segundo a nossa vontade... irmãos, busque a Deus, confie sua vida ao Senhor... não faça como Israel, não olhe para o Egito pensando em desistir e voltar para escravidão... Tem crente dentro da igreja, tendo saudades do Egito... O Senhor teve misericordia de nós, nos libertou, tem nos mostrado o caminho que devemos andar... tem operado milagres em nossas vidas e não é qualquer tempestade que se levanta que vai fazer você desistir... O Senhor pelejará por vós, e vos calareis (Ex 14-14)... Entregue sua vida, a sua causa ao Senhor... "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a Seu tempo, vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo vosso adversário anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." Irmão amados, cuidado com os maus pensamentos... assim como no passado, quando todo o povo de Deus viu com seus proprios olhos o agir, o operar do Senhor.... os grandes livramentos que Deus fez na vida deles, assim hoje, nós temos visto... Não murmure, não olhe para trás... não pense que Deus Nosso Senhor te abandonou... No tempo certo, na hora certa Ele vai agir em teu favor... o povo de Israel passou o mar a pé seco... viu faraó e seu exército sendo destruido diante deles... o Senhor os tirou com mão forte e braço estendido, mas sempre nas dificuldades o povo se virava contra Deus, murmurando e cometendo blasfemeas... ora era água, ora pão, ora carne, mas em tudo o Senhor os sustentou... (Ver Neemias 9-9:23).
Irmãos, Deus tem te guardado... Sl 34:7-8 diz: "O anjo do Senhor acampa-se ao redor do que o temem, e os livra. Provai e vede que o Senhor é bom: bem-aventurado o homem que Nele confia." Sl 91:11... "Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito para te guardarem tem todos os teus caminhos" Sl 121:5  "O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita."
Confia no Senhor irmãos, a nuvem do Senhor está sobre Seu povo... abra os olhos espirituais e veja o agir de Deus em sua vida. "O Senhor NUNCA tirou de diante da face do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite".
Persevere em oração, o Senhor Jesus disse em Mt 10:22 "...mas aquele que perseverar até ao fim será salvo."
Não olhe para trás, não diga que preferia estar no Egito, Deus te tirou de lá porque te ama... não sejamos ingratos para com Deus... Não somos merecedores... não fizemos nada para merecer tão grande salvação, mas o amor de Deus para conosco não tem fim... DEUS TE AMA e quer te SALVAR. Por isso estamos aqui neste propósito... aprendendo com o Senhor... nos aperfeiçoando nesta tão maravilhosa graça. Não desperdice esta oportunidade de ser chamado filho de Deus. Deus é contigo.(ver Rm 8-38:39).
A Graça e a Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo abençõe a todos.

Um comentário:

Saudação disse...

A Paz do Senhor a todos... Irmãos, que o Espírito Santo possa falar no coração de cada irmão através desta mensagem. A Mensagem não é do irmão Daniel, mas sim de Deus. Falou muito comigo e creio que vai falar com todos voces também. Deus abençõe a todos.